quarta-feira, 8 de abril de 2009

Segunda Leva de Oficinas

Desafiando a “lógica” na criação
Oficineira: Clara Pereira Amorim
Incontáveis vezes nos deparamos com situações, clientes e desafios que vão de encontro com toda a lógica que levamos toda a nossa pequena vida de designer para construir: limitações produtivas mais que limitadas, materiais estranhos e nada atraentes, e claro...o bom e velho mal gosto daquele cara que te pediu pra desenhar a letra do nome dele misturada com a da mulher, dos filhos, o símbolo do Paysandu e o rosto da mãe numa medalha!Ufa...
Estamos aqui então pra reverter toda essa falta de lógica , pois nem sempre é como desejamos, mas temos que mostrar a que viemos e tornar as limitações alimento para a criatividade.
Será feita uma breve explanação a respeito do Design vs. Limitações e em seguida será dado um briefing diferente para pequenas equipes, com características inusitadas para a criação diferentes tipos de produto.
Pré-requisitos: Gostar de Design, e gostar de desafios.

Percepção aplicada a ilustrações realistas
Oficineiro: Danilo Gato Medeiros
A oficina visa desenvolver a percepção dos alunos no intuito de capacitar os mesmos a produzir trabalhos gráficos de qualidade.
Na primeira aula será utilizado um aparelho de data show para ensinar aos alunos os conceitos básicos a respeito de percepção da realidade e na segunda será utilizado o programa gráfico photoshop para que este conhecimento seja aplicado na criação de ilustrações.

Design Emocional
Oficineira: Rosângela Gouvêa Pinto
A oficina trata dos aspectos emocionais que devem ser considerados e incorporados ao projeto de produto, sob a perspectiva do designer e considerando o interesse do cliente. Ocorrerá primeiramente com uma apresentação dos elementos teóricos a serem considerados para a realização do projeto, a etapa seguinte será de exercícios práticos e, finalmente, serão socializados os resultados.

Olhar tipográfico
Oficineiro: Livando Malcher Teixeira
O estímulo à criatividade seja através do olhar ou outro sentido é essencial para se conseguir desenvolver projetos inovadores no campo do design e áreas afins, e a oficina visa justamente isso: o estímulo ao olhar a partir de uma perspectiva não comum, para objetos comuns. A oficina tem como objetivo estimular a criatividade do participante para criar fontes e composições “tipo-gráficas”, utilizando materiais, métodos, técnicas e idéias não convencionais no design de tipos. Serão apresentados alguns exemplos e conceitos de tipografia. O objetivo específico é desenvolver uma composição tipográfica com uma palavra ou frase que será escolhida de acordo com o contexto, utilizando métodos de composição não convencionais, com registro fotográfico e uma possível editoração eletrônica.
Pré-requisitos: Câmera fotográfica digital, cabo de transferência de imagens, conhecimentos básicos sobre tipografia, ser curioso e pró-ativo.

Photographismo: possibilidades do uso da fotografia no mundo contemporâneo.
Oficineiro: Rodolfo Alves Ferreira
Após a digitalização (informatização) do universo de captura da imagem (fotografia), tornou-se acessível (financeira e tecnicamente) a possibilidade de fotografar. Pouco se sabe, porém, as possibilidades que esta arte-técnica pode oferecer. A oficina vem mostrar quais usos (utilidades) ela pode oferecer, seja para um designer, seja para qualquer outro tipo de pessoa.
Pré-requisitos: Câmera digital, podendo ser até câmera de aparelho celular que seja possível transferir as imagens para um computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário